9 dicas para controlar a ansiedade e ajudar a emagrecer

ansiedade e emagrecimento

Oi gente!
Tudo tranquilo aí?

Falar de ansiedade é super comum, né? A ansiedade já faz parte da nossa rotina e o excesso dela pode comprometer o bem-estar, levar ao estresse e até o surgimento de doenças e transtornos alimentares, como a anorexia nervosa, bulimia nervosa, alimentação compulsiva, entre outros. No entanto, há uma série de hábitos saudáveis que podem ajudar a controlar ou diminuir o nível de ansiedade.

Dê atenção à alimentação – Descontamos a ansiedade de diversas formas, portanto, ao iniciar uma refeição, preste atenção na alimentação, coma devagar e mastigue bem os alimentos. Isso vai te dar uma maior sensação de saciedade.

Doces – No momento da ansiedade, muitas pessoas optam por comer doces. Se essa vontade for grande, dê preferência aos alimentos com baixas calorias, como gelatinas, balas de alga, doces com frutas e até mesmo frutas.

Exercite-se – Se quiser obter o controle das reações da mente e do corpo, abuse dos exercícios. O estresse e situações difíceis estão diretamente relacionados com a ansiedade. Por isso, para combatê-la, a atividade física pode ser uma ótima alternativa. (Nós temos vários vídeos de exercícios aqui no blog, como este aqui!)

Estimulantes – A ansiedade pode ser estimulada sem ao menos notarmos, por isso, evite álcool, bebidas com cafeína, chás verdes e cigarros, pois estas substâncias são estimulantes e podem aumentar a sensação de nervosismo.

Ambiente – A ansiedade está fortemente associada à compulsão, por isso, durante as refeições, fuja de ambientes agitados, e evite distrações como assistir televisão, usar o computador ou celular. Isso ajudará a ter uma refeição mais tranquila, adequada e agradável.

| • Emagreça até 4 quilos por mês comendo de tudo. Clique aqui, e faça a sua avaliação de peso 🙂

Desvie o foco – Não desconte a ansiedade nos alimentos. Desvie o foco da comida e busque fazer outras atividades, como ouvir música e assistir um filme. Tenha sempre uma alternativa para deixar o alimento de lado e relaxar. Estando com a mente ocupada, a ansiedade não terá espaço.

Concentração – Normalmente em momentos onde a ansiedade está alta, nossa respiração muda, e passa a ficar rápida e curta. Nessa hora é indispensável se concentrar para deixar a respiração completa e profunda.

Autoconhecimento – Algo muito importante é se conhecer e entender os pontos que devem ser melhorados ou aperfeiçoados. Descubra quais são as suas fraquezas, pois o autoconhecimento ajuda a controlar a ansiedade.

Beba chá – Os chás que contêm substâncias sedativas suaves também ajudam no autocontrole. Dê preferência para os chás de melissa, camomila e erva doce. O maracujá também possui propriedades calmantes, tanto a fruta como suas folhas.

Você sabia que nós temos reunião online com psicóloga toda semana? Ela fala sobre ansiedade e outros temas que são super legais para o suporte ao emagrecimento. Faça uma avaliação de peso gratuita e comece a emagrecer com a gente!

Grande abraço!

26 ideias sobre “9 dicas para controlar a ansiedade e ajudar a emagrecer

  1. Katarina Rodrigues

    para eu comer doces nem preciso está ansiosa, sempre estou com vontade… o que posso fazer??

    Responder
  2. Sandra Silva

    Adorei essa matéria tem muito haver comigo. Quando estou preocupada, ansiosa, como demais, tanto doce como salgado, e principalmente roer unhas, sempre fui assim. Que tipo de doença posso obter roendo unhas?

    Responder
  3. Celina Albertini

    A ocupação constante faz com que a ansiedade melhore. Ande, arrume gavetas, leia um livro, tire tudo do quarda- roupa e organize. Vai esquecer de comer, quando perceber que aquela roupinha tão legal ja não serve mais em vc.

    Responder
  4. Deusilene

    Sou muito ansiosa hoje mesmo estou bem mais que os dias normais e o pior é que nem sei o por que estou assim….

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *