Sedentarismo deixa mulheres 8 anos mais velhas

Pratique exercícios físicos e evite o envelhecimento precoce

Um estudo feito por cientistas da Universidade da Califórnia demonstrou que mulheres com estilo de vida sedentário são, biologicamente falando, 8 anos mais velhas do que aquelas que são ativas.

A amostra

A pesquisa foi feita com 1.481 mulheres de 64 a 95 anos. Os pesquisadores identificaram que as participantes que tinham costume de ficar muito tempo sentadas (10 horas ou mais) e faziam menos de 40 minutos de exercícios diariamente eram, no mínimo, 8 ano mais velhas.

Para descobrir isso, mediram o tempo parado com um aparelho que era utilizado ao decorrer do dia. O instrumento servia para registrar o movimento de cada pessoa. Segundo os pesquisadores, a conexão entre ficar muito tempo sentado e baixa frequência de atividade física poderia ser responsável pelo envelhecimento precoce das células.

Ademais, os estudiosos tinham o objetivo de medir a influência da falta de exercícios no tamanho (comprimento) dos telômeros das células de defesa. Para quem não sabe, telômeros são componentes que ajudam a proteger as células da deterioração e a evitar mutações nocivas. Contudo, ao passar dos anos, eles sofrem desgaste naturalmente, fazendo a célula funcionar mal – o que explica o aparecimento de doenças.

Conclusão

Desse modo, as mulheres sedentárias teriam os telômeros ainda mais afetados, já que a prática de exercícios ajuda na proteção das células.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que se faça, no mínimo, 150 minutos semanais de atividade física moderada.

Saiba mais:

Obesidade no Brasil aumenta 60% em 10 anos

Obesidade, depressão, hipertensão e diabetes: descubra o que essas doenças têm em comum

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *