Obesidade no Brasil aumenta 60% em 10 anos

Números de indivíduos brasileiros com obesidade e sobrepeso são preocupantes

Os dados são de uma nova pesquisa feita pelo Ministério da Saúde. No ano de 2006, os números apontavam para um percentual de 11,8% de indivíduos com obesidade. Em 2016, os dados subiram para 18,9%.

A obesidade se mostrou estável em 2016

Contudo, não há só más notícias: 2016 foi, em muito tempo, o primeiro ano que mostrou estabilidade em relação aos números do ano anterior. Isso quer dizer que, naquele ano, mesmo que os dados não sejam satisfatórios, o número de obesos não aumentou.

Obesidade ou sobrepeso

Há uma diferença entre esses dois termos. Para saber se você se inclui em alguma dessas categorias, basta ter em mente o seguinte: indivíduos com Índice de Massa Corporal (IMC) igual ou maior que 25 kg/m2 são classificados com sobrepeso; indivíduos obesos apresentam IMC igual ou superior a 30kg/m2. Avalie aqui seu peso conosco e descubra qual é o seu IMC de graça.

Os dados da pesquisa mostram que a obesidade costuma ser mais frequente entre aqueles que têm níveis baixos de escolaridade. Outro dado interessante é que, a partir dos 25 anos, a incidência da doença é duas vezes pior.

“Temos dados que mostram que as pessoas que consomem mais alimentos ultraprocessados apresentam maior prevalência de obesidade. São alimentos que adicionam gordura, sal e açúcar. Além disso, há fatores psicológicos, estresse, a dificuldade de levar alimentos saudáveis ao trabalho e a falta de atividade física”, diz a coordenadora de alimentação e nutrição no ministério, Michele Lessa.

Amostra da pesquisa

A pesquisa foi feita com 53.210 pessoas de todo o país – todas com mais de 18 anos. A pesquisa, feita entre fevereiro e dezembro do ano passado, visava analisar hábitos de saúde e fatores de risco para doenças crônicas.
Em 10 anos, o percentual de brasileiros diagnosticados com diabetes passou de 5,5% (2006) para 8,9% (2016). O número de indivíduos diagnosticados com hipertensão também aumentou: de 22,5% (2006) para 25,7% (2016).

Como não fazer parte desses números

Os dados do Ministério da Saúde são, realmente, alarmantes. A obesidade é vista pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como doença, e precisa ser, urgentemente, combatida. Por isso, nós, do Dieta e Saúde, trabalhamos para que você não faça parte dessas estatísticas preocupantes. Através de uma metodologia confiável, suporte de diversos profissionais da saúde (incluindo nutricionistas e psicólogos), conteúdo de qualidade e atendimento personalizado, nós já conseguimos fazer com que mais de 5 milhões de quilos sejam perdidos entre todos os nossos usuários.
Aqui, você não segue uma dieta pronta: você aprende a se alimentar da maneira correta!
Teste nosso aplicativo na versão gratuita e comece hoje a ter uma vida mais saudável. É só clicar aqui

6 ideias sobre “Obesidade no Brasil aumenta 60% em 10 anos

  1. Pingback: O que comer à noite para não engordar? Vamos Emagrecer

  2. Pingback: Sedentarismo deixa mulheres 8 anos mais velhas - Blog Dieta e Saúde

  3. Pingback: 7 hábitos alimentares dos japoneses que todos nós deveríamos seguir - Blog Dieta e Saúde

  4. Pingback: Excesso de peso matou 4 milhões de pessoas em 1 ano

  5. Rita de Cássia

    Eu faço parte desta taxa de obesidade, mim esforço para perder peso mas no meio da caminhada vem o desânimo , gostaria de um bate papo com uma pisicologa ,por favor me ajudar.

    Responder
    1. Bruna Maciel Autor do post

      Oi Rita, que tal contar com a nossa ajuda para alcançar a sua meta? Nosso program tem reuniões com vários especialistas! Vem com a gente 🙂

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *