O que é o óleo de coco?

Desvende esse polêmico alimento.
Óleo de coco virgem, contém 92% de gordura saturada. Como todas as gorduras, óleo de coco é uma mistura de ácidos gordos. No entanto, ele contém uma mistura incomum de ácidos graxos de cadeia média. E é esta composição incomum que pode oferecer alguns benefícios para a saúde.

* Óleo de coco pode aumentar seu consumo de energia, ajudando você a queimar mais gordura
Os triglicerídeos de cadeia média (TCM) do óleo de coco pode aumentar o gasto de energia do corpo em comparação com a mesma quantidade de calorias provenientes de gorduras de cadeia mais longa. Mas precisamos ficar atentos, pois dois estudos em que se obteve resultados como esse, foram realizados em pouquíssimas pessoas. O primeiro estudo citado abaixo, foi realizado em 7 homens no ano de 1986. O segundo, foi realizado em 1991, com 6 homens e 6 mulheres. Ou seja, são estudo velhos e com uma população muito pequena.
Estudos:
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/3532757
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/2021124

* O ácido láurico em óleo de coco pode matar as bactérias, vírus e fungos, ajudando a evitar infecções
Grande parte do óleo de coco é composto por ácido láurico. Que pode proteger o organismo de agentes prejudiciais como bactérias, vírus e fungos. Estas substâncias têm sido mostrados para matar as bactérias Staphylococcus aureus e a levedura Cândida albicans, uma fonte comum de infecções fúngicas em seres humanos. Mas o mecanismo de ação ainda não é conhecido, por isso, são necessários mais pesquisas para se comprovar tais benefícios.
Estudos:
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17651080
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/10762277

*Óleo de coco pode matar sua fome, fazendo você comer menos sem tentar uniforme
Estudos que chegaram a esse resultado foram feitos com pouquíssimas pessoas e em um curto período de tempo.
Um estudo brasileiro recente em ratos, concluiu que o grupo que recebeu ração com óleo de coco apresentou o maior consumo de ração, contrariando também a hipótese que o óleo de coco reduziria o consumo alimentar.
Estudo:
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/8696422
http://www.revistanutrire.org.br/articles/view/id/52611f315ce02ad70a000006

*Os ácidos graxos no óleo de coco pode impulsionar a função do cérebro em pacientes de Alzheimer
Em um estudo de 2006, o consumo de ácido graxo de cadeia média levou a uma melhora imediata no funcionamento do cérebro em pacientes com formas mais leves da doença de Alzheimer. Outros estudos suportam esses achados, por isso, tem sido intensivamente estudados como agentes terapêuticos potenciais na doença de Alzheimer.
Estudos:
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/15123336
http://www.biomedcentral.com/content/pdf/1743-7075-6-31.pdf
http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1933721308000937

* Óleo de coco pode melhorar os níveis de colesterol no sangue e pode reduzir seu risco de doença cardíaca
De acordo com a I Diretriz sobre o Consumo de Gorduras e Saúde Cardiovascular da Sociedade Brasileira de Cardiologia, o coco e o óleo de coco, são importantes fontes naturais de gorduras saturadas, especialmente de ácido láurico. Em relação aos demais tipos de gorduras saturadas, o ácido láurico apresenta maior poder em aumentar o LDL-C (colesterol ruim), bem como HDL-C (colesterol bom). Apesar disso, outros comprovam seu efeito hipercolesterolêmico, ou seja, aumentam o colesterol ruim e o triglicérides. Sendo dessa forma relacionado com as doenças cardiovasculares.

* O óleo de coco pode ajudar a perder gordura, especialmente a gordura perigosa na sua cavidade abdominal
Em relação à perda de peso, os estudos com suplementos a base de óleo de coco são extremamente escassos e de baixo grau de evidência. Por esse motivo, a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) e da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (ABESO) posicionam-se frontalmente contra a utilização terapêutica do óleo de coco com a finalidade de emagrecimento, considerando tal conduta sem evidências científicas de eficácia e apresentar potenciais riscos para a saúde. Além disso, que uso do óleo de coco pode ser deletério para os pacientes devido à sua elevada concentração de ácidos graxos saturados.

Conclusão
O óleo de coco provavelmente não é tão mau como se pensava, mas não é nenhum “milagre”. Devido ao seu elevado teor de gordura saturada, o melhor é usá-lo em quantidades razoáveis. para substituir outros óleos na dieta.
Não há justificativa para adicioná-lo à dieta em cima do consumo habitual de outras gorduras.

Não há provas para apoiar qualquer um dos muitos benefícios de saúde reivindicados para usá-lo como um suplemento.

Espero que tenha ajudado a esclarecer algumas dúvidas.

Bruna Pinheiro
Nutricionista Dieta e Saúde
CRN3: 35001

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *