Musculação x Emagrecimento

Bom, hoje vamos falar sobre um tema bastante polêmico dentro da Comunidade e nas Reuniões Online: o ganho de peso que a musculação pode promover durante o processo de emagrecimento.

Geralmente, as outras nutris e eu somos bastante questionadas sobre o tema  e com certa frequência recebemos assinantes que praticam essa modalidade de exercício físico há algum tempo e chegam as Reuniões assustados ao ver o ponteiro da balança subir ou ficar parado em um mesmo peso.

Primeiramente pessoal, muita calma nessa hora! Sofrer mudanças no peso devido a prática da musculação é completamente normal e esperado. Isso porque, a musculação pode sim promover o aumento de peso, entretanto isso NÃO quer dizer que você engordou com a prática dessa modalidade. Calma, vou explicar essa diferença a vocês!

Tudo começa com as diferenças no peso e volume entre o músculo e a gordura. Como o tecido muscular possui água em sua composição, o peso de músculo é maior do que o de gordura, tecido que não possui água.

Outra diferença importante e mais visual é o volume desses dois tecidos no corpo. Dois quilos de gordura e de músculo possuem o mesmo peso, mas o volume desses dois tecidos no corpo é completamente diferente. Na imagem abaixo é possível visualizar a diferença entre 2 kg de gordura (à esquerda) e 2 kg de músculo (à direita).

musculos e gordura

Olha essa outra imagem comparando o músculo e a gordura. Conseguem imaginar a diferença desses dois tecidos no corpo?

Musculo1

Pois é, ao praticar uma atividade física que estimula o desenvolvimento de massa muscular como a musculação, é natural aumentar a quantidade de músculo no corpo e diminuir assim a porcentagem de gordura corporal, ou seja, a proporção de gordura no corpo.

É importante lembrar que o nosso peso é determinado não somente pela quantidade de gordura no corpo. Ossos e músculos são os que mais influenciam no peso, com isso é fácil encontrar duas pessoas com composições corporais diferentes e o mesmo peso.

Mas, afinal como saber se está realmente emagrecendo?

Simples, fique atento as mudanças em suas medidas corporais.

Se a calça já começou a ficar folgada na cintura, se aquela blusa que antes não servia ficou linda ao vesti-la novamente ou ainda se aquele vestido que você viu na vitrine serviu em um número menor, com certeza são motivos para comemoração, afinal tudo indica que seu emagrecimento está ocorrendo.

perda de peso
Geralmente ficamos presos aos números da balança e deixamos de prestar atenção nas mudanças que ocorrerem no nosso corpo durante o emagrecimento. Cada eliminação de peso deve ser encarada como um grande avanço.

Assim como todos os outros exercícios físicos, a musculação tem o seu papel fundamental na saúde do corpo. Músculos são partes essenciais, sem eles não conseguiríamos caminhar, segurar um copo, subir uma escada ou mesmo respirar.

Musculação aliada a hábitos alimentares saudáveis pode ajudar a diminuir a flacidez ocasionada pelo emagrecimento, aumentar a força e modelar o corpo. Converse com um Educador Físico e inclua essa atividade no seu dia a dia!

 
Ana Carolina Icó
Nutricionista Dieta e Saúde
CRN-3 34133

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *