Kefir: benefícios, pra que serve e como fazer

Conheça os benefícios desse famoso microorganismo

Getty Images – Kefir

Parece iogurte, mas não é. Há quem diga que parece coalhada, mas também não é. A verdade é que os grãos de kefir são um conjunto gelatinoso de polissacarídeo formado por microorganismos em simbiose. Não entendeu nada, né? Calma aí que nós vamos tentar deixar essa explicação mais fácil.
O kefir é uma colônia de microorganismos benéficos, os quais são conhecidos por “grãos” de kefir. Ao colocar esses grãos no leite, por exemplo, haverá um processo de fermentação. Assim, o leite passa a ganhar a textura de um iogurte. Os grãos de kefir podem ser cultivados também em água com açúcar. Nessa matéria, vamos abordar o kefir de leite.

Pra que serve o kefir?

Os benefícios desse alimento não são poucos. Quando incluso na alimentação, ele pode:
• Aumentar a imunidade do organismo;
• Melhorar nossa densidade óssea
• Agir como anti-inflamatório no nosso intestino (ajudando no tratamento de doenças como crohn e colite)
• Combater asma e alergias
• Pode auxiliar ao não desenvolvimento de câncer
• Melhorar a digestão da lactose, ajudando inclusive pessoas com intolerância ao nutriente.

Além disso, o kefir possui excelentes quantidades de sais minerais (ferro, cálcio, potássio, fósforo, zinco etc), vitaminas (A, B, C, D e E) e aminoácidos essenciais ao nosso corpo. É surpreendente mesmo!

Kefir emagrece?

Vale lembrar que nenhum alimento emagrece por si só, e sim um contexto alimentar, e seus hábitos como um todo. Porém, alguns alimentos podem auxiliar este processo.
Alguns estudos indicam que existem bactérias presentes no kefir que podem auxiliar no emagrecimento, mas não há comprovação de quais. O que se sabe é que a microbiota (conjunto de bactérias intestinais) têm diferenças entre indivíduos com peso adequado e sobrepeso/obesidade, podendo ter uma relação importante com o peso. Um estudo veiculado no ano de 2006 na revista Nature – uma das revistas científicas mais renomadas no mundo – mostrou que há uma diferença na população microbiana de pessoas com menos gordura corporal e daquelas com mais gordura corporal.

| • Quer emagrecer sem deixar de comer o que gosta? Clique aqui e faça sua avaliação de peso. É de graça!

Como fazer kefir de leite

Você pode optar pela maneira mais prática, que é já comprar o kefir de leite já pronto. Mas também é possível fazer o kefir em casa, a partir dos grãos – algo que não é tão fácil de conseguir – é preciso que estes grãos sejam doados. Existem vários grupos nas redes sociais de pessoas que fazem cultivo de kefir e disponibilizam a doação dos grãos.
Caso já tenha os grãos e quer fazer o leite de kefir caseiro, siga esses passos:
• Use a proporção de colher de sopa de grãos de kefir para cada 500ml de leite morno
• Coloque os grãos num recipiente de vidro juntamente com o leite, cubra com um pano de prato e deixe descansar (de preferência, dentro um armário) entre 12 e 36 horas
• Depois de pronto, mexa cuidadosamente e coe
• Retorne-os para o vidro com uma nova porção de leite para fermentar de novo
• Com o kefir pronto, você pode armazená-lo na geladeira.

PS: É muito importante higienizar e esterilizar o local em que for manusear o kefir, assim como, lavar bem as mãos. Desta forma, você evita o risco de gerar uma contaminação cruzada e a proliferação de bactérias indesejadas.

Receitas com kefir e quanto consumir

Não há um consenso, mas geralmente consome-se 1 copo de 200 ml ao dia, misturando com frutas ou sucos. Para aqueles que gostam de shakes, também é possível misturá-los juntos.
O leite de kefir pode substituir o leite tradicional nas receitas de bolo, ser utilizado no preparo de queijos e até mesmo, de cream cheese. No entanto, não possui as mesmas propriedades de um copo de leite animal, como o cálcio. A seguir, veja como preparar algumas receitas:

Cream cheese de kefir de leite

Ingredientes:
– 500ml de leite integral
– Kefir de leite
Modo de preparo:
Acrescente duas colheres (sopa) aos 500ml de leite integral e fermente por cerca de 12 horas. Coe a mistura e depois ponha o líquido, sem grãos, em um coador de café de pano ou nilon. Dessore na geladeira até chegar na consistência semelhante a de um cream cheese. Esse tempo pode variar de 6 a 24 horas, dependendo do seu eletrodoméstico. Depois é só temperar da maneira que você preferir e já está pronto!

Vitamina com kefir

Ingredientes:
– 100g de morango
– 200ml de leite de kefir gelado
– 100ml de leite integral gelado
– 4 colheres de sopa de mel
Modo de preparo:
É só bater tudo no liquidificador e se deliciar!

Tenho intolerância à lactose. Posso consumir kefir?

As leveduras e bactérias presentes no kefir produzem lactase. A lactase é uma enzima que consome grande parte da lactose presente no leite – o que justifica o sabor azedo.
Traduzindo: os intolerantes à lactose podem sim consumir e até mesmo, se beneficiar desse consumo! Um estudo publicado na revista American Dietetic Association provou que o kefir melhora a digestão da lactose e ajuda na melhora dos sintomas de quem sofre com a intolerância – inchaço, gases, náuseas e cólicas.

Saiba mais:

Deixar de consumir glúten pode aumentar risco de diabetes

6 maneiras criativas de incluir a quinoa no cardápio

5 motivos para consumir chocolate

36 ideias sobre “Kefir: benefícios, pra que serve e como fazer

  1. Bia

    Quando tinha 9 ou 10 anos minha mae ganhou uma porçao de kefir…tomava muiiiitoooo por dia kkkkkkk e o kefir crescia a cada preparaçao e entao agente dividia com amigos e familiares…nao sei o q houve depois mas nunca mais vi e realmente é muito difícil de achar.Aahhh e é uma delícia.Uma delícia mesmo.

    Responder
    1. Rosa

      kefir adoroooo…meu pré e pôs treino não pode faltar com suplemento.
      Fica bom d+ com albumina…cupuaçu …aveia e chia…divino

      Responder
  2. Henrique

    Sempre tive muito preconceito com esse “produto”, exatamente por carência de pesquisas, testes e informações.
    Mas estou tentado a começar a consumir, mas tenho algumas dúvidas.

    Tem algum colateral?
    Pra algum subgrupo de pessoas ele não é recomendado?
    Qual o valor calórico de uma porção?
    Ele mantém, diminui ou aumenta o nível protéico do leite, no preparo?
    Ele auxilia o trato intestinal em pessoas que sofrem de constipação?
    Os níveis de nutrientes são relevantes ou irrisórios?

    Desculpem tantas perguntas, mas como eu disse, é difícil conseguir informações seguras sobre kefir.

    Responder
  3. Stéfany

    Primeiramente, o leite deve estar em temperatura ambiente ou frio, acima de 40 gráus pode matar o kefir. Segundo, deve se lavar o kefir o mínimo possível, eu lavo + – 1x no mês, com água filtrada .

    Responder
    1. Larissa

      Os grão são bactérias vivas e se reproduzem em poucos dias. Se você cuidar corretamente, durará para sempre

      Responder
    2. Lyllian

      Sempre, cada vez que você coar o leite fermentado pelos grãos você colocará ele novamente em mais leite . Para cada colher de grãos vc usa meio litro de leite, após a fermentação de 12,24,36,48 ou 72 horas( vc decide quanto tempo quer que fermente) vc coa e coloca mais leite fresco nos grãos. Os grãos só se perdem se forem contaminados por formigas, larvas caso algum mosquito pouse ali etc, basta tampar bem para que nada contamine.

      Responder
  4. Márcia

    Achei que promete ações de excelente padrão de benefícios a saúde , e assim sendo será proveitoso experimentar não é mesmo ? Bom onde poderei encontrar as sementes de Kefir ?

    Responder
  5. felipe

    Gostei muito do que li aqui no seu site.Estou estudando o assunto,Mas quero agradecer por que seu texto foi muito valido. Obrigado 🙂

    Responder
  6. Keilla Corcetti

    Faço uso de kefir a 2 meses eu e minhas filhas amamos…..bato diariamente com alguma fruta, já fiz frozen e retiro de vez em quanto o soro para preparar Yakult…. não viveremos mais sem o kefir em nossas vidas !!!

    Responder
    1. Mariza

      Olá, bom dia
      Por favor , onde conseguiu o Kefir?
      Sou de são Paulo capital,
      Gostaria de receber uma doação.
      Obrigada

      Responder
  7. Andrezza

    Vou comprar os grãos de kefir para cultivar e aproveitar seus benefícios. Depois volto pra contar minha experiência.

    Responder
  8. Mayra

    Uso o Kefir… excelente para as floras do corpo! E ótimo para preparar alimentos.. mas tenho uma dúvida, o Kefir prolifera bactérias desmedidamente? Daquelas que fazem mal… e como não fervemos ele.. como eliminar essas bactérias que não são próprias dele?

    Responder
    1. Bruna Maciel Autor do post

      Oi Mayra, tudo bem?
      O kefir é uma colônia de microorganismos próprios, portanto, ele não irá “proliferar” outras bactérias. Porém, pode ser que ocorra uma contaminação cruzada: outras bactérias indesejadas entrem no processo de mistura do kefir com o leite e se proliferem devido a fermentação. Portanto, como dissemos, é muito importante higienizar e esterilizar o local em que for manusear o kefir e lavar bem as mãos antes da cultura destes!

      Responder
  9. Franciele Santos

    O leite usado no kefir não pode ser morno pq mataria eles, Tem q ser gelado ou temperatura ambiente. Tbm não pode lavar com água.

    Responder
    1. Bruna Maciel Autor do post

      Olá, Adriana! Existem alguns doadores de grãos em determinados estados. Aqui neste post já possuem algumas pessoas que estão disponíveis para a doação!

      Responder
  10. Rosana Cardoso Gomes da Cruz

    Olá, onde posso encontrar o Kefir em grãos aqui no Rio de Janeiro.
    Att
    Rosana Cardoso

    Responder
    1. Lyllian

      Procure no Facebook, lá tem várias comunidades sérias que doam Kefir. Você tem a opção de pegar a doação com alguém de sua cidade ou pelo correio nesse caso você paga pelo custo do envio. Lembrando que Kefir nunca deve ser vendido e sim doado.

      Responder
  11. Pingback: O que comer à noite para não engordar? Vamos Emagrecer

  12. Aisy Anne

    Não é preciso colocar açúcar p o kefir se proliferar? Eu li ele se multiplica por causa do açúcar. Essa informação está errada?

    Responder
    1. Bruna Maciel Autor do post

      Oi Aisy Anne, tudo bem? O açúcar é a fonte de energia dos microorganismos (neste caso, as bactérias do kefir), porém, neste caso, não falamos do açúcar refinado, e sim, da lactose. Basicamente, os microorganismos usam a lactose do leite para se proliferar e fermentar este leite, fazendo com que aquele produto fique com menos lactose, pois ele utilizou esse açúcar para se proliferar! Portanto, no kefir de leite, não é necessária a utilização de açúcar.

      Responder
  13. Roseli

    Olá, kefir é ótimo tenho o de leite, água, e o cáspio, moro em Valinhos e se alguém quiser eu doo.

    Responder
  14. Gabriele Fernanda

    Olá amigos, tenho doação colaborativa de Kefir e outros Probióticos e posso enviar pelos Correios para qualquer Cidade do Brasil.

    Se alguém precisar podem me chamar no meu Whatsapp: 42 998573691 para combinarmos sobre o envio.

    Tenho os seguintes Probióticos para Doação:

    Kefir de Leite,
    Kefir de Água,
    Kombucha,

    Iogurtes Infinitos:
    Caspio,
    Viili,
    Bulgaricus,
    Filmjolk.

    Qualquer coisa podem me chamar no meu Whatsapp: 42 998573691

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *