Kefir: benefícios, pra que serve e como fazer

Conheça os benefícios desse famoso microorganismo

Getty Images – Kefir

Parece iogurte, mas não é. Há quem diga que parece coalhada, mas também não é. A verdade é que os grãos de kefir são um conjunto gelatinoso de polissacarídeo formado por microorganismos em simbiose. Não entendeu nada, né? Calma aí que nós vamos tentar deixar essa explicação mais fácil.

O kefir é uma colônia de microorganismos benéficos, os quais são conhecidos por “grãos” de kefir. Ao colocar esses grãos no leite, por exemplo, haverá um processo de fermentação. Assim, o leite passa a ganhar a textura de um iogurte. Os grãos de kefir podem ser cultivados também em água com açúcar. Nessa matéria, vamos abordar o kefir de leite.

Pra que serve o kefir?

Os benefícios desse alimento não são poucos. Quando incluso na alimentação, ele pode:

  • Aumentar a imunidade do organismo;
  • Melhorar nossa densidade óssea
  • Agir como anti-inflamatório no nosso intestino (ajudando no tratamento de doenças como crohn e colite)
  • Combater asma e alergias
  • Pode auxiliar ao não desenvolvimento de câncer
  • Melhorar a digestão da lactose, ajudando inclusive pessoas com intolerância ao nutriente.

Além disso, o kefir possui excelentes quantidades de sais minerais (ferro, cálcio, potássio, fósforo, zinco etc), vitaminas (A, B, C, D e E) e aminoácidos essenciais ao nosso corpo. É surpreendente mesmo!

Kefir emagrece?

Vale lembrar que nenhum alimento emagrece por si só, e sim um contexto alimentar, e seus hábitos como um todo. Porém, alguns alimentos podem auxiliar este processo.

Alguns estudos indicam que existem bactérias presentes no kefir que podem auxiliar no emagrecimento, mas não há comprovação de quais. O que se sabe é que a microbiota (conjunto de bactérias intestinais) têm diferenças entre indivíduos com peso adequado e sobrepeso/obesidade, podendo ter uma relação importante com o peso. Um estudo veiculado no ano de 2006 na revista Nature – uma das revistas científicas mais renomadas no mundo – mostrou que há uma diferença na população microbiana de pessoas com menos gordura corporal e daquelas com mais gordura corporal.

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Como fazer kefir de leite

Você pode optar pela maneira mais prática, que é já comprar o kefir de leite já pronto. Mas também é possível fazer o kefir em casa, a partir dos grãos – algo que não é tão fácil de conseguir – é preciso que estes grãos sejam doados. Existem vários grupos nas redes sociais de pessoas que fazem cultivo de kefir e disponibilizam a doação dos grãos.

Caso já tenha os grãos e quer fazer o leite de kefir caseiro, siga esses passos:

  • Use a proporção de colher de sopa de grãos de kefir para cada 500ml de leite morno
  • Coloque os grãos num recipiente de vidro juntamente com o leite, cubra com um pano de prato e deixe descansar (de preferência, dentro um armário) entre 12 e 36 horas
  • Depois de pronto, mexa cuidadosamente e coe
  • Retorne-os para o vidro com uma nova porção de leite para fermentar de novo
  • Com o kefir pronto, você pode armazená-lo na geladeira.

PS: É muito importante higienizar e esterilizar o local em que for manusear o kefir, assim como, lavar bem as mãos. Desta forma, você evita o risco de gerar uma contaminação cruzada e a proliferação de bactérias indesejadas.

Receitas com kefir e quanto consumir

Não há um consenso, mas geralmente consome-se 1 copo de 200 ml ao dia, misturando com frutas ou sucos. Para aqueles que gostam de shakes, também é possível misturá-los juntos.
O leite de kefir pode substituir o leite tradicional nas receitas de bolo, ser utilizado no preparo de queijos e até mesmo, de cream cheese. No entanto, não possui as mesmas propriedades de um copo de leite animal, como o cálcio. A seguir, veja como preparar algumas receitas:

Cream cheese de kefir de leite

Ingredientes

  • 500ml de leite integral
  • Kefir de leite

Modo de preparo

Acrescente duas colheres (sopa) aos 500ml de leite integral e fermente por cerca de 12 horas. Coe a mistura e depois ponha o líquido, sem grãos, em um coador de café de pano ou nilon. Dessore na geladeira até chegar na consistência semelhante a de um cream cheese. Esse tempo pode variar de 6 a 24 horas, dependendo do seu eletrodoméstico. Depois é só temperar da maneira que você preferir e já está pronto!

Vitamina com kefir

Ingredientes

  • 100g de morango
  • 200ml de leite de kefir gelado
  • 100ml de leite integral gelado
  • 4 colheres de sopa de mel

Modo de preparo

É só bater tudo no liquidificador e se deliciar!

Tenho intolerância à lactose. Posso consumir kefir?

As leveduras e bactérias presentes no kefir produzem lactase. A lactase é uma enzima que consome grande parte da lactose presente no leite – o que justifica o sabor azedo.

Traduzindo: os intolerantes à lactose podem sim consumir e até mesmo, se beneficiar desse consumo! Um estudo publicado na revista American Dietetic Association provou que o kefir melhora a digestão da lactose e ajuda na melhora dos sintomas de quem sofre com a intolerância – inchaço, gases, náuseas e cólicas.

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