Goiaba aumenta a imunidade e ajuda a emagrecer

Com um cheiro inconfundível, a goiaba é uma fruta que traz inúmeros benefícios para a saúde. Além de minerais e vitaminas, possui quantidades consideráveis de fibras.

Benefícios da goiaba

Perda de peso

Devido a alta quantidade de fibra, a fruta ajuda a aumentar a saciedade, retarda a absorção de carboidratos, evitando picos de glicemia que favorecem o acúmulo de gordura, além de prevenir a constipação.

Melhora do sistema imunológico

A goiaba possui cerca de 4 vezes mais vitamina C do que a laranja; substância que ajuda a reforçar o sistema imunológico, garantindo a proteção contra infecções, gripes e resfriados.

Bom para quem tem diabetes

A goiaba possui um baixo índice glicêmico e é rica em fibras. Esses fatores auxiliam a evitar picos de glicose e insulina sanguíneas, que devem ser muito bem controlados em pacientes com diabetes.

Prevenção do câncer

A goiaba possui uma combinação de vitamina C, licopeno, quercetina e polifenóis. Todos esses compostos presentes na fruta são potentes antioxidantes e fazem com que a fruta seja um poderoso alimento na prevenção de diversos tipos de câncer, entre eles o de próstata, de mama, de pele, de cólon e pulmonar.

Anti-envelhecimento

Vitaminas A e C, licopeno, caroteno e outros antioxidantes presentes na fruta protegem contra os danos de radicais livres que levam ao envelhecimento precoce, formação de rugas e marcas de expressão. Consumir a goiaba auxilia também na renovação celular.

Saúde do coração

O potássio é um nutriente importante para a saúde do coração e vasos sanguíneos, e está bastante presente na fruta. Seu consumo ajuda a melhorar o balanceamento entre entre sódio e potássio no organismo, ajuda a reduzir a pressão arterial em pacientes hipertensos, a reduzir triglicérides e colesterol ruim (LDL), a aumentar o colesterol bom (HDL) e com isso prevenir uma série de doenças cardiovasculares em que esses podem ser fatores de risco.

Melhora da saúde dos olhos

O elevado índice de vitamina A da fruta é extremamente importante para a saúde visual, ela previne a degeneração macular, o desenvolvimento de cataratas e de cegueira noturna.

Favorece o desenvolvimento fetal

Para as grávidas, a fruta pode ser uma ótima opção porque possui ácido fólico, essencial para a formação do sistema nervoso do feto.

Conteúdo tirado do site Vix

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *