Dia do lixo na dieta

Será que o dia do lixo é uma boa alternativa para o emagrecimento?

Você segue uma dieta extremamente restrita durante a semana para depois poder comer o que quiser no fim de semana? Se você quer reeducar sua alimentação, essa pode não ser uma boa escolha. Afinal, você quer criar um bom relacionamento com a comida ou quer sentir culpa sempre que comer um doce?

O que é dia do lixo?

O dia do lixo é, basicamente, um dia para comer o que você quiser, sem se preocupar com quantidades. É, geralmente, uma prática usada por pessoas que seguem dietas extremamente restritivas. Os adeptos da prática defendem que o dia do lixo é uma boa maneira de quebrar a estagnação – ou efeito platô.

Dia do lixo vale a pena?

Muitos fazem o dia do lixo e o vêem como uma grande recompensa pelos “sacrifícios” feitos durante a semana. Mas será que comer de maneira saudável deveria ser um sacrifício? Deveria ser dolorido cuidar da sua saúde? Buscar uma qualidade de vida melhor, com mais longevidade e maior imunidade deveria ser algo penoso?

| • Emagreça até 4 quilos por mês comendo de tudo. Clique aqui, e faça a sua avaliação de peso 🙂

Exagerar na comida, de vez em quando, é normal

É importante ter em mente que o “exagero” é normal – desde que não seja frequente. Afinal, que culpa deveríamos sentir ao comermos demais se estamos numa festa ou celebrando um momento especial com os amigos? É normal atribuirmos a comida a comemorações. Isso acontece desde os tempos bíblicos e já é algo estabelecido culturalmente. Um ou dois exageros no mês não vão te engordar. No entanto, se você viver de exageros, sua saúde será afetada.

A nutricionista Ana Carolina Icó fez uma continha simples para ilustrar o quão nocivo pode ser a prática do dia do lixo:
“Imagine que você determinou todo sábado como o “Dia do Lixo”, ou seja, esse será o dia de comer o que tem vontade e sem pensar na quantidade. Em 1 ano você terá exagerado por 52 dias. Porém, muitas vezes o final de semana inteiro é o período da jacada, então o número de dias de exagero sobe para 104. Vale a pena também incluir nessa conta datas comemorativas (aniversários, casamentos, happy hour e confraternizações) e feriados, quando a saída da rotina também favorece os excessos no consumo alimentar. Adicionando 10 feriados e 20 dias de eventos especiais chegamos a 134 dias de exageros! Se decidir decretar a sexta como outro “Dia do Lixo”, são mais 52 dias, o que totaliza 186 dias de jacada! Se resolver passar metade de um ano extrapolando, terá apenas a outra metade para se dedicar ao emagrecimento. Bom, parece que a dinâmica do “Dia do Lixo” não é tão inofensiva assim, não é mesmo!?”

Viva sem ter “medo” dos alimentos

Ao invés de ver certos alimentos como “vilões”, que tal poder comer de tudo com consciência? Você não precisa se privar do chocolate durante a semana para emagrecer. Ou você acha que só pode sentir prazer aos finais de semana? É totalmente viável manter uma rotina saudável sem ter que fazer restrições malucas e ficar estressado. Ainda duvida de que isso seja possível? Faça sua avaliação de peso no Dieta e Saúde e veja como é possível emagrecer sem deixar de comer o que você gosta!

Saiba mais:

Como diminuir a vontade de comer doce

Aprenda a fazer marmitas saudáveis

Receita de nutella fit

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *