Como saber se sofro de compulsão alimentar?

A compulsão alimentar é um problema muito comum de quem não consegue seguir uma alimentação equilibrada. Se você também costuma se descontrolar quando se depara com aquele montão de comida, esse texto vai te ajudar muito!

A primeira coisa que precisamos ter em mente é que exagerar na alimentação, de vez em quando, é normal. Ocorre, principalmente, quando estamos em festas, comemorações ou ocasiões especiais. No entanto, utilizar a comida como conforto em situações de insatisfação é considerado um transtorno alimentar sério e deve ser tratado.

As pessoas com compulsão alimentar passam, frequentemente, por episódios de descontrole, comendo tudo que vêem pela frente e, muitas vezes, até passar mal.

Pessoas com este transtorno, geralmente, ficam angustiados após ingerir uma grande quantidade de alimentos que, na maioria das vezes, são cheios de açúcares, farinha branca e gorduras, como os fast foods, doces, comidas prontas, pizzas, massas, entre outros.

Depois que a pessoa ingere grandes porções de alimentos, ocorre um sentimento de culpa e de impotência por não conseguir se controlar ao comer.

A compulsão atinge homens e mulheres, e ao contrário do que muita gente pensa, não são somente pessoas obesas ou com sobrepeso que têm crises de compulsão. Os magros também sofrem deste transtorno!

Embora não exista um momento certo para que essa vontade súbita de comer apareça, no período vespertino, a partir das 16 horas, as nossas chances de comer feito louca aumentam! Isso ocorre porque, depois desse horário, a serotonina no nosso organismo diminui, fazendo com que a vontade de comer seja muito maior!

No caso das mulheres ainda tem a questão hormonal. Sim, estou falando da famosa TPM. Graças à ela, muitas de nós acabamos exagerando nos doces, chocolates e carboidratos em geral.

| • Quer aprender a comer da maneira correta, emagrecer de maneira saudável e ter uma qualidade de vida muito melhor? Assine o Dieta e Saúde!

Contudo, para caracterizar a compulsão alimentar, esses episódios de extravagância gastronômica devem ocorrer, pelo menos, duas vezes na semana dentro de um período de seis meses.

Nos casos de compulsão ligada a fatores emocionais, é necessário terapia com a ajuda de um psicólogo e/ou psiquiatra.

Texto escrito pela nutricionista Gabriela Vanessa.

Para segui-la no Facebook, clique aqui!

Para segui-la no Instagram, clique aqui!

Uma ideia sobre “Como saber se sofro de compulsão alimentar?

  1. Claudineia

    Dr eu estou desse jeito faz um mês pq desidi parar de fumar tudo que eu vejo eu como e depois me sinto muita culpa e provoco vomito preciso de ajuda

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *