Como diminuir a vontade de comer doce

Dicas para controlar os impulsos e alcançar o emagrecimento

Muita gente faz tudo certinho na dieta, mas acaba “pecando” nos doces. Como sabemos, os doces são, sim, permitidos no processo de reeducação alimentar, desde que o equilíbrio seja mantido. Um docinho não vai te engordar, se ele for uma exceção. Agora, se ele for uma regra e você consumir em excesso todos os dias, suas chances de engordar são maiores.
Se você tem dificuldade para controlar aquele desejo por açúcar, confira as dicas a seguir.

Como saciar a vontade de comer doce

Se você já está acostumada a comer doces todos os dias, não pense que excluir todos os doces da sua vida de uma vez é uma boa ideia. Restrições desse tipo não contribuem para que você crie uma boa relação com os alimentos – ao invés de ter “medo” da comida. Portanto, comece a diminuir as quantidades aos poucos. Faça uma autoanálise e veja em quais períodos você costuma ter aquele ataque frenético de ansiedade para comer um doce e se pergunte por que isso tem acontecido. Utilizar o diário de pontos para manter um maior controle sobre os alimentos que você ingere durante o dia é uma ótima opção. E, claro, procure fazer substituições mais inteligentes! Troque o chocolate por alguma fruta que você gosta muito e, talvez, um iogurte ou barrinha de cereal.

• Quer emagrecer sem deixar de comer o que gosta? Clique aqui e faça sua avalição de peso. É de graça!

Vontade de comer doce no almoço

Essa “vontade” não se trata de uma tentação, mas sim de uma necessidade fisiológica! O açúcar é o alimento dos neurônios e nosso corpo precisa dessa substância para sobreviver.
E não é brincadeira: bastam 5 minutos sem glicose para uma pessoa morrer.
A glicose dá aquela sensação de prazer e felicidade, além de funcionar como uma defesa contra o estresse. Isso ocorre porque ela mexe com neurotransmissores ligados a esses sentimentos, como a dopamina e a serotonina.
Depois do almoço – às vezes até depois da janta – bate aquela vontade de comer doce porque a digestão de alimentos mais “pesados” demora mais e, sendo assim, o corpo continua com fome.

Vontade de comer doces na TPM

Já se perguntou por que a vontade de se afogar num mar de chocolate é muito maior quando estamos de TPM? Isso acontece porque essa vontade está relacionada a uma alteração dos neurotransmissores cerebrais, especialmente a serotonina, fazendo com que uma alteração no centro de controle do apetite aconteça. E, assim, surge aquela vontade maluca de se entupir de chocolate na TPM.

Permita-se, mas controle-se

Tenha em mente que o nosso objetivo aqui é reduzir a quantidade de doces, e não excluir os doces da sua vida. Como vimos, a glicose (seja de doces ou aquela presente nos carboidratos) é necessária para o bom funcionamento do nosso organismo. Mantenha o equilíbrio e veja como é possível emagrecer sem deixar de viver.

Saiba mais:

Meditação para emagrecer

Mantenha a dieta mesmo comendo fora

Aproveite o feriado sem engordar

13 ideias sobre “Como diminuir a vontade de comer doce

  1. Lourdes Vasconcelos

    Gostei muito dessa reportagem. Os doces são o meu vício. E tenho muita dificuldade de resistir à tentação.

    Responder
  2. Joyce

    Gostei mto do post.. Ja tenho substituido o doce por uma fruta,iorgute, etc…
    Mas pelo menos 1 a 2 vezes na semana como um docinho… Pra matar aquela vontade de comer doce.

    Responder
  3. Pingback: Festa Junina e dieta - Matéria Blog Dieta e Saúde Dicas

  4. Pingback: Doces perfeitos para quem quer emagrecer - Matéria Blog DS

  5. Tatiane Neris Alves de Oliveira

    Já tentei de tudo mas não consigo perde peso me sinto muito pra baixo e é horrível sentir essa sensação

    Responder
    1. Bruna Maciel Autor do post

      Oi Tatiane, tudo bem?
      Vem com a gente. Te ajudamos nessa e você vai começar a emagrecer te sua autoestima de volta:)

      Responder
  6. Sonha

    Minha vontade de comer doces é logo após o almoço, quando estou almoçando já estou prensando no doce, por isso que ainda não iniciei a minha dieta. Nem comecei, diariamente recebo meu cardápio mas ignoro, todo dia falo: começo amanhã, e nada, me ajudem.

    Responder
  7. Michele

    Quando a vontade se torna irresistível, como 2 pedacinhos de chocolate 70% ou 85% de cacau. Deixo escondidinho, para comer só nessas situações! Rsrsrs

    Responder
  8. Isabelle

    Eu sofro de ansiedade então tô sempre comendo uma bala, comendo doce… Preciso estar sempre mastigando, queria muito saber como fazer nesse caso

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *