Como diminuir a vontade de comer doce

Dicas para controlar os impulsos e alcançar o emagrecimento

Muita gente faz tudo certinho na dieta, mas acaba “pecando” nos doces. Como sabemos, os doces são, sim, permitidos no processo de reeducação alimentar, desde que o equilíbrio seja mantido. Um docinho não vai te engordar, se ele for uma exceção. Agora, se ele for uma regra e você consumir em excesso todos os dias, suas chances de engordar são maiores.
Se você tem dificuldade para controlar aquele desejo por açúcar, confira as dicas a seguir.

Como saciar a vontade de comer doce

Se você já está acostumada a comer doces todos os dias, não pense que excluir todos os doces da sua vida de uma vez é uma boa ideia. Restrições desse tipo não contribuem para que você crie uma boa relação com os alimentos – ao invés de ter “medo” da comida. Portanto, comece a diminuir as quantidades aos poucos. Faça uma autoanálise e veja em quais períodos você costuma ter aquele ataque frenético de ansiedade para comer um doce e se pergunte por que isso tem acontecido. Utilizar o diário de pontos para manter um maior controle sobre os alimentos que você ingere durante o dia é uma ótima opção. E, claro, procure fazer substituições mais inteligentes! Troque o chocolate por alguma fruta que você gosta muito e, talvez, um iogurte ou barrinha de cereal.

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Vontade de comer doce no almoço

Essa “vontade” não se trata de uma tentação, mas sim de uma necessidade fisiológica! O açúcar é o alimento dos neurônios e nosso corpo precisa dessa substância para sobreviver.
E não é brincadeira: bastam 5 minutos sem glicose para uma pessoa morrer.
A glicose dá aquela sensação de prazer e felicidade, além de funcionar como uma defesa contra o estresse. Isso ocorre porque ela mexe com neurotransmissores ligados a esses sentimentos, como a dopamina e a serotonina.
Depois do almoço – às vezes até depois da janta – bate aquela vontade de comer doce porque a digestão de alimentos mais “pesados” demora mais e, sendo assim, o corpo continua com fome.

Vontade de comer doces na TPM

Já se perguntou por que a vontade de se afogar num mar de chocolate é muito maior quando estamos de TPM? Isso acontece porque essa vontade está relacionada a uma alteração dos neurotransmissores cerebrais, especialmente a serotonina, fazendo com que uma alteração no centro de controle do apetite aconteça. E, assim, surge aquela vontade maluca de se entupir de chocolate na TPM.

Permita-se, mas controle-se

Tenha em mente que o nosso objetivo aqui é reduzir a quantidade de doces, e não excluir os doces da sua vida. Como vimos, a glicose (seja de doces ou aquela presente nos carboidratos) é necessária para o bom funcionamento do nosso organismo. Mantenha o equilíbrio e veja como é possível emagrecer sem deixar de viver.

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12 ideias sobre “Como diminuir a vontade de comer doce

  1. Lourdes Vasconcelos

    Gostei muito dessa reportagem. Os doces são o meu vício. E tenho muita dificuldade de resistir à tentação.

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  2. Joyce

    Gostei mto do post.. Ja tenho substituido o doce por uma fruta,iorgute, etc…
    Mas pelo menos 1 a 2 vezes na semana como um docinho… Pra matar aquela vontade de comer doce.

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  5. Tatiane Neris Alves de Oliveira

    Já tentei de tudo mas não consigo perde peso me sinto muito pra baixo e é horrível sentir essa sensação

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    1. Bruna Maciel Autor do post

      Oi Tatiane, tudo bem?
      Vem com a gente. Te ajudamos nessa e você vai começar a emagrecer te sua autoestima de volta:)

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  6. Sonha

    Minha vontade de comer doces é logo após o almoço, quando estou almoçando já estou prensando no doce, por isso que ainda não iniciei a minha dieta. Nem comecei, diariamente recebo meu cardápio mas ignoro, todo dia falo: começo amanhã, e nada, me ajudem.

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  7. Michele

    Quando a vontade se torna irresistível, como 2 pedacinhos de chocolate 70% ou 85% de cacau. Deixo escondidinho, para comer só nessas situações! Rsrsrs

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