Beber água emagrece?

água

Quando você começa uma dieta sempre se pergunta os alimentos que poderá comer. Mas os líquidos que consome ao longo do dia também não fazem a diferença na balança? Sim…mesmo nas estações mais frias, a hidratação é essencial para manter nosso organismo funcionando.

Beber no mínimo 2 litros de água por dia vai fazer toda a diferença e, além da água, outras bebidas também são importantes.

Conheça um pouco mais sobre elas

Água

Essencial para todos os processos que acontecem em nosso organismo. Ela participa da digestão, elimina toxinas e é importante para regular a temperatura corporal, além de umedecer mucosas como olhos, nariz e boca.

Chás de ervas

São grandes aliados de quem quer emagrecer, já que tem baixo valor calórico. Além disso, possuem efeitos diuréticos colaborando para amenizar a retenção de líquidos.
Água de coco: muito utilizada por quem prática atividades físicas porque, além de hidratar, a água de coco fornece carboidratos (nutriente responsável pela energia do nosso corpo), além de repor sais minerais que são perdidos no suor. Mas fique de olho: ela tem valor calórico e não substitui a ingestão de água, ok?

Suco de fruta natural

Ótimas fontes de vitaminas, minerais e fibras. Dê preferência por sucos em que há adição de água, pois assim você irá ingerir menos calorias. Por exemplo, para o preparo de um suco de laranja, é preciso cerca de 4 unidades de laranja, por isso, embora seja uma bebida bastante saudável é mais calórica. Já um suco de abacaxi em que há menor concentração da fruta e mais água, apresenta menor valor calórico. As melhores opções são limão, abacaxi, maracujá, melancia, melão e acerola, mas tudo sem açúcar, hein pessoal?

Suco de frutas com verduras ou legumes

Essa combinação de verduras e legumes com frutas torna o suco muito mais rico em nutrientes, já que cada alimento é responsável em fornecer algum nutriente em específico ao nosso organismo.  Isso tudo não impacta no valor calórico do suco, já que a maioria dos vegetais são compostos basicamente por água. Por exemplo, o suco de laranja é fonte de vitamina C e se combinarmos com a couve, vamos fornecer ao nosso corpo cálcio, fibras e potássio.

Vitamina de frutas

Se você tem rejeição ao leite puro, pode optar por bater com alguma fruta e, dessa maneira, é possível aumentar a ingestão de cálcio. Todas as frutas podem ser utilizadas, desde que com moderação. As mais comuns são banana, morango, mamão, maçã e maracujá. Para não comprometer o emagrecimento e ainda assim ter uma vitamina nutritiva, substitua o leite integral pelo desnatado. Troque, também, o açúcar pelo adoçante ou aproveite o próprio sabor doce das frutas sem precisar adoçar a vitamina.

Gabriela Mendes
Nutricionista Dieta e Saúde
CRN3 32089

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