Alimentos que ajudam na digestão

As escolhas certas evitam a sensação de estômago pesado

Ninguém merece sentir aquela sensação horrível de desconforto depois das refeições – seja azia ou prisão de ventre. Enquanto alguns remédios ganham fama, poucos sabem que simples mudanças no hábito alimentar já seriam suficientes para resolver o problema.
Em uma matéria do site Minha Vida, o gastroenterologista Irineu Pantoja deu dicas valiosas para promover uma boa digestão e acabar com o seu desconforto!

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Fibras

As fibras têm papel importante na digestão, pois prolongam o tempo que o alimento permanece no tubo digestivo. Tanto as fibras insolúveis (cerais e farelos) quanto as solúveis (frutas, legumes e verduras) são recomendadas, porém vale lembrar que o mecanismo de ação de cada uma é diferente. “As fibras insolúveis não são digeridas, e atuam aumentando a velocidade intestinal, contribuindo principalmente para o bom funcionamento intestinal e a prevenção de doenças no intestino”, diz o gastroenterologista Irineu Pantoja, de São Paulo. Já as solúveis agem retendo líquidos, formando um gel viscoso no estômago que retarda o esvaziamento gástrico, promovendo mais saciedade. O consumo ideal é de 25 a 30g ao dia de fibras no geral. Lembrando que, para ter efeito desejado, é importante consumir as fibras em conjunto com a água. “Ela que irá ajudar na formação do bolo fecal, melhorando o fluxo do intestino”, completa Irineu.

1. Ameixa

Por conta do seu alto teor de fibras e da presença de determinados ácidos orgânicos digestivos, a ameixa é um fruta com potencial laxativo, capaz de melhorar o trânsito intestinal. “A quantidade depende do consumo de outras fibras provenientes da alimentação, mas uma média de uma a duas ameixas por dia seria ideal para pessoas com o intestino preso”, diz a nutricionista Thatiana Galante, de São Paulo.

2. Gengibre

Essa raiz auxilia na secreção gástrica e tem um poder anti-inflamatório natural, auxiliando na digestão e em quadros de gastrite, além de melhorar a sensação de queimação, dor e náusea. “O gengibre pode ser consumido na forma de chás, gengibre ralado, sopas, saladas e sucos”, diz a nutricionista Pollyanna Ayub, da Amil.

3. Mamão e abacaxi

De acordo com Irineu Pantoja, o abacaxi e o mamão possuem naturalmente enzimas em sua composição chamadas bromelina e papaína, respectivamente, que auxiliam na digestão principalmente de proteínas. “Consumir uma fatia de abacaxi ou um quarto de mamão papaya após uma refeição rica em proteínas, como o churrasco, seria o ideal para uma digestão eficiente”, diz o gastroenterologista.

4. Banana

“A banana possui frutano, um amido resistente que contribui para o controle do índice glicêmico, melhora o colesterol e regulariza o trânsito intestinal”, diz a nutricionista Pollyana. Ela completa dizendo que essa fibra está presente principalmente na banana verde, e que o consumo ideal é de uma colher de sopa da fruta por dia. “Apesar de o frutano estar mais presente na fruta verde, a banana madura ajuda a reverter quadros de diarreia”, ressalta a nutricionista.

5. Iogurtes probióticos

Os probióticos são bactérias boas, que em contato com a mucosa intestinal favorecem a proliferação de micro-organismos que atuam promovendo o equilíbrio da flora intestinal. “Eles atuam prevenindo a proliferação de organismos patogênicos, revertendo quadros de diarreias e inibindo a colonização de bactérias no trato gástrico”, afirma Pollyana Ayub. A recomendação é ingerir uma porção (um potinho) de iogurte por dia.

6. Azeite

Pesquisas recentes indicam que o azeite pode inibir a formação excessiva de ácido gástrico, melhorando a digestão e prevenindo a azia. “Por ser uma gordura, o azeite estimula a produção de suco pancreático e a bile, facilitando a digestão”, completa. O azeite pode ser consumido nas saladas ou como tempero em qualquer outra preparação.

7. Chás digestivos

Alguns tipos de chá ajudam na digestão dos alimentos e diminuem a sensação de barriga estufada. “Chás de hortelã, alecrim, erva cidreira, camomila, sálvia, menta e psyllium são os digestivos mais conhecidos”, afirma a nutricionista Thatiana. De acordo com ela, o ideal é beber o chá entre 30 e 40 minutos após a refeição. “E quanto menor o processo de oxidação da planta, maior é a concentração de oxidantes e mais efetivo ele é”, afirma a nutricionista. Os chás podem ser consumidos de forma clássica ou acrescidos em sucos.

8. Couve

De acordo com a nutricionista Thatiana, essa verdura em especial contém substâncias que auxiliam no processo de cicatrização da mucosa, desintoxicando o aparelho digestivo e acalmando os sintomas da indigestão. O ideal é que a couve seja consumida crua, mas seus benefícios não se perdem com a cocção.

9. Evite beber durante as refeições

O gastroenterologista Irineu não aconselha a ingestão de líquidos durante a refeição. “Esse hábito compromete o processo digestivo e a utilização plena dos nutrientes ingeridos, comprometendo sua absorção”, diz. O melhor é ingerir líquidos antes ou 30 minutos após a refeição para garantir uma boa digestão.

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5 ideias sobre “Alimentos que ajudam na digestão

  1. Ednalva Rufino Mota

    Fiquei feliz com as dicas que acabei de ler a cada momento eu aprendo mais com o dieta e saúde, a todo instante um aprendizado a mais a tenho a agradecer ao ds por tudo, principalmente quando preciso tirar uma dúvida sou muito bem recebida.

    Responder
  2. Pingback: 10 alimentos saudáveis que te deixam mais feliz - Blog Dieta e Saúde

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