Acerte na dose e aproveite os benefícios do café para sua saúde!

Conheça todos os benefícios dessa bebida e encha seu dia de ânimo.

O que é?

O café é o fruto cafeeiro consumido tradicionalmente na forma de uma bebida preparada com o pó obtido a partir da trituração dos grãos torrados. A bebida é considerada um estimulante, especialmente para o sistema nervoso, em virtude da presença da cafeína em concentrações que podem variar de 0,43 a 0,85 mg/ml para as bebidas preparadas com cafés em pó e de 0,61 a 0,82 mg/ml para o café instantâneo. Mas a cafeína não é a única substância presente no café, a bebida ainda possui minerais como zinco, magnésio e cobre, além de antioxidantes que tem sido alvo de estudos por poderem atuar na prevenção de doenças e envelhecimento precoce.

Benefícios

A presença da cafeína faz com que a bebida seja considerada um potente estimulante, aumentando o ânimo, a sensação de energia, a disposição para realização das tarefas diárias e reduzindo a sonolência.
Estudos recentes com o café apontam a presença de novas substâncias chamadas de ácidos clorogênicos que atuariam no sistema nervoso contribuindo na promoção da sensação de bem estar. Entretanto, os estudos ainda não são conclusivos, mas os pesquisadores continuam estudando os efeitos dessas substâncias e acreditam que no futuro o café possa ser um aliado no tratamento da depressão.
Os antioxidantes presentes no café são apontados pelos pesquisadores também como importantes para a prevenção de doenças degenerativas como Alzheimer e Parkinson, bem como reduzir o risco para o desenvolvimento de doenças do coração quando associados a hábitos alimentares saudáveis.

Contraindicações

Consumir café em excesso, mais de 4 xícaras por dia, pode causar insônia, irritabilidade, tremores, dores de cabeça e aceleração dos batimentos cardíacos, especialmente em pessoas com hipersensibilidade à cafeína.
A bebida não é indicada para gestantes, pessoas com doenças cardíacas, gastrite ou úlceras estomacais. Quem possui osteoporose avançada também deve evitar a bebida, já que o café atrapalha a absorção de cálcio.

Como consumir?

O café é tradicionalmente consumido quente, puro, com adição de leite ou chantilly, mas o alimento pode também ser consumido gelado, adicionado a vitaminas, milk-shakes, como parte do cappuccino e do tiramisu. Algumas receitas de bolos, biscoitos, tortas doces, mousse, pães, brownie, crepes e até mesmo sopas e molhos podem receber um sabor especial com o acréscimo do café.

 
Bruna Pinheiro
Nutricionista Dieta e Saúde
CRN-3 35001

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